A Petrobras anunciou hoje a assinatura de um acordo com a estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) para exploração conjunta de petróleo e de gás natural em Moçambique.
O acordo, assinado sexta-feira no Rio de Janeiro pelas direcções das duas estatais, incluiu a realização conjunta de investigações com o objectivo de produzir biocombustíveis em Moçambique.
"O governo de Moçambique tem interesse em desenvolver a produção de biodiesel a partir da jatrofa, uma oleaginosa abundante na vegetação local, além da produção de álcool de cana- de-açúcar", informou a Petrobras em comunicado.
Actualmente, a Petrobras participa de um bloco de exploração em Moçambique, juntamente com a Petronas, da Malásia, na foz do rio Zambezi.
O comunicado salientou ainda que a ENH é uma empresa com "experiência no desenvolvimento de actividades petrolíferas e possui amplos conhecimentos de geofísica e geológica das bacias sedimentares de Moçambique".
O memorando foi assinado pelo gerente executivo do Desenvolvimento de Negócios da Área Internacional da Petrobras, Luís Carlos Moreira, e pelo presidente do Conselho de Administração da ENH, Issufo Anuar Daúfo Abdula.
Em Agosto deste ano, a estatal brasileira assinou um acordo de cooperação técnica com a portuguesa Galp para exploração de petróleo na península de Peniche.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 30.10.2006