Sobre os que dizem que no Brasil a língua portuguesa tem "outro" nome, lembro que as palavras são traiçoeiras e não podem ser levadas, por vezes, com igual peso. Varia a interpretação. Refiro o questionamento sobre a busca no Google a partir da frase “5 países africanos que falem língua do Brasil”. No Brasil sabe-se que a língua se chama portuguesa e que é a língua do Brasil; o que acontece, devido ao elevado analfabetismo do povo, é que a maioria não sabe que esta língua se fala também noutros países: Portugal, Angola, Moçambique....E daí, que surja a surpresa de muitos brasileiros e a razão porque ao encontrar um angolano, a falar português, perguntam «está cá há tão pouco tempo e já aprendeu a nossa língua?» Mas a língua continua a ser a portuguesa, mesmo para os brasileiros.
Para resolver a falta de conhecimento (informação) do povo brasileiro, o que falta é ESCOLA e vontade política que comprometa os Orgãos de Comunicação Social com a prioridade para a língua portuguesa e informação sobre os povos lusófonos. Mas faltam muito mais outras coisas. Há que ter paciência, diálogo, solidariedade, amor e compreender que a lusofonia conta com esta dificuldade maior: o grave problema social dos povos lusófonos.
É por isto que penso, que a lusofonia começa pelo conhecimento mútuo e o respeito pela diversidade. Certas críticas ao ESTADO da LUSOFONIA já revelam o preconceito ou falta de conhecimento ! Não é assim que se constroi.
As dificuldades precisam de ser reconhecidas e vencidas, mas cuidado com as interpretações.E não se avança com a lusofonia culpando o "outro". Só a partir de um maior consenso entre Portugal e Brasil, sobre as políticas da lusofonia ou da língua portuguesa, é que damos passos concretos. Algo já se vai fazendo. Acreditem. Ainda ontem o bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, foi eleito em Macau presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa, para mandato de um ano, tendo elegido a formação como uma das prioridades (http://www.oa.pt/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?idc=44373&related=1&ida=50245). Lusofonia pura. Não?
Mas o que significa para você Lusofonia? Qual a importância da língua portuguesa no mundo? Porque a lusofonia é importante para nós, povos lusófonos?
Como muito bem disse, ontem, Ângelo Cristóvão, da Galiza, a respeito do relacionamento dos galegos com a língua galego- portuguesa :
" É um esforço que os cidadãos portugueses ou brasileiros não precisam de fazer, porque tudo lhes é explicado nas aulas, porque a aprendizagem da língua inclui uns conhecimentos que, na Galiza, são matéria da «questão da língua".
Mas na verdade, nos nossos países, ainda não é tudo explicado nas aulas!
E para tirar dúvidas aos que estão "incertos", quanto ao nome da língua no Brasil, leiam a
CONSTITUIÇAO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
CAPÍTULO III
DA NACIONALIDADE
Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.
======
Margarida Castro
NOTA: Retirado da net