Assaltantes á mão armada roubaram na noite do último domingo pelo menos oito biliões de meticais nas instalações da empresa privada de segurança Alfa Segurança, na cidade de Pemba.
O valor era destinado á agência do Standard Bank na capital de Cabo Delgado.
O dinheiro, segundo fonte fidedigna, que preferiu o anonimato, vinha transferido de Nampula para aquela agência bancária em Pemba, operação normalmente confiada à Alfa Segurança que, tendo-o recebido no domingo, guardou-o nos seus cofres para entregar ao banco na manhã de ontem.
Por volta das 22:30 horas de domingo, três homens fardados, ainda não identificados e a monte, empunhando uma pistola e armas do tipo AKM, assaltaram os cofres da Alfa Segurança, depois de espancarem o guarda em serviço, Avião José Boene, ora hospitalizado na maior unidade sanitária de Cabo Delgado.
A porta-voz da PRM, Malva, em contacto, confirmou o acontecimento, mas disse não poder entrar em pormenores quanto aos valores envolvidos, bem como as circunstâncias reais em que tal teve lugar.
`Estamos num estado muito avançado á procura da verdade, só que não nos é conveniente entrar agora em pormenores. Aconteceu, isso é verdade´, disse a porta-voz.
Outras fontes disseram, ao fim da tarde de ontem, que pelo menos quatro agentes de segurança naquela empresa encontram-se detidos em resultado do trabalho policial em curso visando o esclarecimento do crime.
O gerente da agência do Standard Bank, Mário Gaspar, confirmou, por seu turno, a ocorrência, mas igualmente, disse não poder precisar o valor envolvido. `Nós apenas sabemos que estávamos à espera de fundos, porque na verdade os requisitamos, mas não podemos dizer exactamente quanto dinheiro era, porque a nossa responsabilidade só começa quando a Alfa Segurança nos dá o dinheiro, por isso estamos em iguais circunstâncias´, disse Gaspar.
Não foi possível contactar o comandante da Alfa Segurança.
NOTÍCIAS - 14.11.2006