Escolas desafiadas a criar espaços verdes
UM total de 33 escolas de todo o país vai participar num concurso que consiste na criação de um espaço verde ou viveiro no recinto das mesmas.
Maputo, Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006:: Notícias
Trata-se de uma iniciativa denominada "Escola Verde, Escola Gira", organizada pelos ministérios para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA), da Agricultura (MINAG), Educação e Cultura (MEC) em parceria com a empresa Moçambique Celular (mCel), cujo lançamento foi presidido pela primeira dama e patrona do concurso, Maria da Luz Guebuza, numa cerimónia realizada sábado na Escola Primária de Pambara, no distrito de Vilankulo, na província de Inhambane.
Segundo apurámos, o concurso surge após constatação de que o interesse pela preservação e conservação ambientais em Moçambique tem conhecido uma dinâmica considerável, a medir pelas diversas acções desenvolvidas pelas diferentes entidades singulares e colectivas, governamentais e não-governamentais, nacionais e estrangeiras sendo, contudo, necessário fortificar e desenvolver mais acções até se atingir uma sustentabilidade ambiental aceitável para os níveis de desenvolvimento do país.
Na ocasião, Maria da Luz Guebuza destacou o facto do projecto envolver três ministérios e uma empresa, realçando que "isso mostra que todos estamos comprometidos com a tarefa de combater a pobreza e que todos trabalhamos para o povo e queremos melhorar a vida do nosso povo".
A primeira dama frisou ainda que o concurso terá a duração de um ano e irá abranger três escolas por cada província.
Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da mCel, Rui Fernandes, disse que o envolvimento da sua instituição enquadra-se no âmbito da responsabilidade social das empresas, um facto que tem vindo a demonstrar que as empresas podem e devem assumir na sociedade um papel mais amplo, que contribua para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo e saudável.
"É neste âmbito que a mCel na qualidade de maior operador nacional de telecomunicações, se associa a esta iniciativa que visa dar uma contribuição para o desenvolvimento económico e social do país, através da educação e difusão da preservação do ambiente junto às populações, com vista a incutir a cultura de conservação e utilização sustentável dos recursos naturais. A escola vencedora do concurso será premiada com uma sala de computadores", disse Rui Fernandes.