Está a causar um forte malestar o envolvimento do Gabinfo, estrutura governametal na organização e registo de jornalistas que farão a cobertura do Congresso do partido Frelimo, no poder a ter lugar na próxima semana, na cidade central de Quelimane.
Uma fonte da Mediacoop, instituição proprietária dos jornais mediaFAX e Savana, contou ter recebido solicitação do Gabinfo para enviar os nomes dos jornalistas, que fariam a cobertura do evento, violando o principio de equidistância política deste órgão do Estado, em assuntos de carácter partidário.
Contudo, o Director do Gabinete de Informação, Gabinfo, Felisberto Tinga negou em entrevista ao mediaFAX, que a sua instituição, tenha sido responsável pela emissão de convites aos profissionais de informação, para procederem a cobertura do Congresso, que pela primeira vez, se reúne fora de Maputo.
O Gabinfo “nunca assumiu esta responsabilidade porque não é nossa tarefa”, distanciou-se Tinga.
Ele reconheceu que “a única coisa que o GABINFO fez é ver a parte que diz respeito à cobertura do evento, isto é, em relação aos jornalistas que vão cobrir o evento”.
“Isso não quer dizer que nós convidamos os jornalistas, apenas os contactámos depois de receber uma
informação dos convites do Partido Frelimo. Portanto, mais uma vez digo, que a nossa função nisso é saber quem são as pessoas convidadas em relação a imprensa exclusivamente”, explicou Tinga.
Uma parte dos responsáveis dos órgãos de informação público e privado foram seleccionados e convidados para participar no Congresso do partido Frelimo. Nem todos foram integrados na lista de convidados. Os responsáveis editoriais do recém jornal electrónico, “Canal de Moçambique” não receberam nenhum convite até quinta-feira, para tomar parte no Congresso da Frelimo.
“Seria no mínimo descabido sermos nós a emitir os convites ou a sugerir os nomes de pessoas a participar tanto convidados como jornalistas”, concluiu Tinga.
O congresso da Frelimo deverá mobilizar cerca de 3 mil participantes , entre delegados, convidados nacionais e estrangeiros. É a primeira vez que o encontro se reúne sob a presidência de Armando Guebuza, que tomou o poder em Fevereiro de 2005. O encontro promete ser altamente disputado, quanto ao tema quente do Congresso, a eleição do Secretário-Geral do partido, onde pontificam nomes de Graça Machel, Alberto Chipande e Hama Thai, este dois últimos ligados ao exército.
(F.M.) - MEDIA FAX - 03.11.2006