O ministro sul-africano das Finanças, Trevor Manuel, anunciou na quarta-feira um reforço orçamental de 15 mil milhões de rands (cerca de 1,5 mil M€) para novos estádios e melhoria de demais infra-estruturas visando a realização do Mundial de futebol, em 2010.
O valor anunciado para os estádios duplica o montante anunciado anteriormente, e a organização do torneio tornou-se na prioridade do país. Este desígnio também foi sublinhado em declarações proferidas pelo presidente da república Thabo M´Beki, reiterando que os sul-africanos tudo farão para que o evento seja um sucesso.
Para o conjunto do Orçamento de Estado – que além das infra-estruturas do Mundial de 2010, inclui montantes destinado aos sectores de transportes, electricidade, água e o aumento da capacidade da Justiça - foi aprovado um aumento de 8,4 mil milhões de euros, quase na totalidade com recurso a receitas fiscais do país.
Hospitais, tecnologia, construção de barragens, capacidade geradora e transportadora de energia, habitação, projectos sociais e infra-estruturas desportivas recebem uma fatia neste orçamento rectificativo.
Manuel destinou também, pensando na fase final do campeonato do Mundo na África do Sul, cerca de 368 milhões de euros adicionais para contratar 10 mil novos agentes da polícia e melhorar das condições dos tribunais em todo o país.
Numa sessão parlamentar em que estiveram presentes representantes da Fifa, o ministro do governo de Pretória justificou o reforço da despesa pública e mostrou-se optimista com o aumento sustentado do Produto Interno Bruto (PIB), cuja previsão aponta para uma expansão (anual) de 5% durante os próximos três anos.
O PIB nominal, segundo o ministro, deverá crescer mais de 30% nestes três anos, alcançando um montante em redor dos 239 mil milhões de euros em 2009.
LUSA - 16.11.2006