Uma nova unidade de exploração de ouro na província central de Manica deverá arrancar com as suas actividades produtivas no decurso do primeiro trimestre de 2007, depois de pesquisas confirmarem existir na região um grande potencial económico.
O metal amarelo será explorado pela companhia Pan African Resources que espera concluir até finais de 2006 o processo de delimitação da área de actividades que, segundo estimativas em poder do Correio da manhã, há possibilidades de se conseguir uma produção anual da ordem de 84 mil onças.
A exploração será feita numa mina a céu aberto durante um período de oito anos e meio. Manica é uma das regiões com elevado potencial aurífero em Moçambique, preciosidade que constitui um dos activos
de reserva do Banco de Moçambique.
Na última quinzena de Outubro último, o ouro rendeu cerca de dois milhões de dólares norte-americanos (Cm n.º 2453) e, ao longo do primeiro semestre de 2006, a produção do metal cresceu em pouco mais de 13%, contra uma regressão estimada em 36.3% no período homólogo do ano anterior.
(F. Saveca) - CORREIO DA MANHÃ(Maputo) - 20.11.2006