A mulher de Pedro sabe o segredo. E você?
Norte de Moçambique, 24 de Dezembro de 1969.
Uma patrulha percorre a picada, de regresso ao aquartelamento, trazendo um prisioneiro. Percebe-se que estão fatigados, que avançam sob um calor sufocante, mas apesar disso, estugam o passo.
E não é só por causa do perigo que estão ansiosos por voltar ao quartel, é também porque não é um dia qualquer: estamos nas vésperas de Natal e há festividades em perspectiva.
Para que não se sintam tanto as saudades.
Uma farra, para iludir a tristeza de estar longe e, por umas horas, tentar esquecer a guerra, "contando" com a trégua tácita, normalmente respeitada no dia de Natal.
Mas, desta vez, não será um dia tranquilo.
E os primeiros sinais de tensão têm pouco a ver com a guerra.
São conflitos privados, que começam com a chegada de um helicóptero, onde, além do capelão que vem celebrar a missa de Natal, vem também uma mulher – a esposa do Capitão.
Uma mulher atraente, com uma personalidade forte, e com uma relação muito complicada com o marido. E a quem o Alferes não consegue ficar indiferente. Mas todos fazem um esforço para manter as aparências. Para não estragar a noite de Natal.
Que se transforma num pesadelo, pouco depois de começarem as festividades. O prisioneiro é encontrado morto na sua cela. Assassinado. Não se sabe porquê, nem por quem.
Depois, subitamente, a escuridão é rompida por uma sucessão de explosões. Em vez da esperada trégua, o quartel é alvo de um ataque violento e prolongado.
Durante essa noite, a violência da guerra cruzar-se-á com a violência das paixões, e a coragem para desafiar a morte, com o medo para enfrentar a vida. E alguns segredos não resistirão ao nascer do dia.
Realização: Joaquim Leitão
Com: Marco D'Almeida, Adriano Carvalho, Carla Chambel, Maya Booth, Ivo Canelas, Angélico Vieira
Género: Drama/Guerra
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12
Portugal, 2006
Data de estreia: 21 de Dezembro de 2006