29/12/2006 | Constantino Hermanns Xavier
A visita do Presidente da República Cavaco Silva a Goa irá testemunhar a assinatura de um convénio entre câmaras de comércio portuguesas e goesa, enquanto que a Universidade de Goa prepara-se para homenagear o Chefe de Estado Português com um doutoramento honoris causa.
Segundo o Heraldo, a Câmara de Comércio e Indústria de Goa (GCCI) prepara-se para assinar um acordo inédito de cooperação e intercâmbio com as suas congéneres Associações de Comércio de Lisboa e do Porto, para além da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.
Segundo o Vice-Presidente da GCCI, Mangirish Pai Raikar o acordo, a ser assinado durante a visita do presidente português Cavaco Silva a Goa, em Janeiro próximo, irá contemplar porgramas de intercâmbio de pessoal técnico, a transferência de tecnologia, bem como joint-ventures e programas conjuntos.
O jornal adianta ainda que o Embaixador de Portugal na Índia, Joaquim Ferreira Marques, esteve em Goa em inícios de Dezembro para finalizar os detalhes da visita.
Universidade de Goa quer homenagear Cavaco Silva
Entretanto, segundo a Agência Lusa, a Universidade de Goa pretende homenagear o Presidente da República com um doutoramento honoris causa.
Segundo o reitor da universidade, P. S. Zacharius, a proposta foi enviada o Governador de Goa, S. C. Jamir e, a receber as autorizações governamentais respectivas, terá lugar durante a visita de Cavaco Silva àquela instituição de ensino superior.
A realizar-se, a homenagem marca a primeira atribuição de um doutoramento honoris causa por parte de uma universidade indiana a um cidadão português.
Intervenção pública em Bangalore
Já em Bangalore, para onde segue depois da visita a Nova Deli e Goa, Aníbal Cavaco Silva irá intervir na prestigiada conferência económica internacional "Partnership Summit" que este ano é dedicado à temática dos novos papéis e responsabilidades da Índia emergente.
O programa ofical estabelece que o presidente português irá intervir na sessão inagural, a 17 de Janeiro, ao lado de R Seshasayee (Presidente da Confederação das Indústrias Indianas), H D Kumaraswamy (ministro-chefe do Karnataka, de que Bangalore é a capital), Kamal Nath (Ministro federal para o Comércio e a Indústria) e Nandan M. Nilekani (um dos coordenadores da conferência e CEO da Infosys Technologies).
A conferência contará ainda com a participação de Manuel Pinho, ministro para a Economia e Inovação do Governo de Portugal, no painel dedicado à temática do comércio multilateral e dos acordos de comércio livre regionais.