O INSTITUTO Nacional de Meteorologia anunciou ontem que o nosso país está fora da ameaça do ciclone tropical Bondo, visto que o mesmo se encontrava ontem a norte de Madagáscar, deixando por isso de constituir perigo.
Maputo, Sábado, 23 de Dezembro de 2006:: Notícias
De acordo com o chefe do Departamento de Análise e Previsão do Tempo no Instituto Nacional de Meteorologia, Hélder Sueia, pelo menos para as próximas 24 horas não há motivos de alarme porque o sistema, que baixou já de intensidade, não tem a possibilidade de atingir o território nacional.
Entretanto, segundo indicou, o fenómino vai continuar a ser monitorado até que se dissipe porque na eventualidade de o sistema mudar de rota e entrar no Canal de Moçambique, ele pode se reintensificar devido às águas quentes, com a possibilidade de atingir o nosso país.
O alerta foi lançado quinta-feira para a habitantes de Cabo Delgado e Nampula se manter precavidos. O facto, segundo Sueia, é que na altura o ciclone baptizado com o nome de Bondo, tinha a previsão inicial apontando como áreas afectadas as zonas costeiras das províncias de Nampula e Cabo Delgado.
"Hoje (ontem) às 14 horas, o sistema encontrava-se a norte de Madagáscar e passou a tempestade tropical severa", disse Sueia.
De acordo ainda com o nosso interlocutor, a previsão aponta que até ao próximo dia 24 (amanhã) o sistema estará situado ainda a norte de Madagáscar. A tempestade tropical severa encontra-se na categoria 2 na escala do novo Sistema de Alerta de Ciclones de Moçambique.
O tempo em Cabo Delgado e Nampula tem-se caracterizado por trovoadas e chuvas normais, próprias da época. Também já se começa a fazer sentir na região a presença da chamada Zona de Convergência Intertropical que tem sido responsável pelo abundante precipitação que ocorre na região norte e parte do centro do país durante os finais de Dezembro até Março.