O sorteio preliminar da fase de grupos do Mundial de futebol de 2010, na África do Sul, realiza-se a 23 de Novembro de 2007 na cidade de Durban, revelou hoje o Comité Organizador Local (COL). Segundo o presidente do COL, Irvin Khoza, o Centro Internacional de Convenções (ICC) de Durban será o palco do primeiro evento oficial do Mundial FIFA África do Sul2010, que contará com a participação de 3 mil a 3.500 delegados.
Segundo Khoza, a FIFA ocupará durante seis dias aquele grande centro de convenções, estando previstos para o período vários encontros do organismo máximo do futebol mundial, com destaque para uma reunião do seu comité-executivo, um banquete de gala e um workshop com os parceiros do Mundial'2010. O sorteio da fase de grupos, a 23 de Novembro, será transmitido em directo, segundo a organização, para 200 países. Na conferência de imprensa de hoje estiveram também presentes o presidente da Câmara de e-Thekwini (nome do município de Durban), bem como o presidente do Conselho Municipal, que aproveitaram a ocasião para agradecer ao COL terem concedido à cidade a honra de receber o primeiro acto oficial do África do Sul2010. A marcha para a África do Sul2010 parece, com efeito, imparável, tendo hoje sido feito o ponto da situação da construção e renovação dos 10 estádios onde se disputará o torneio. Segundo o director-executivo do comité organizador local, Danny Jordan, o processo de adjudicação dos contratos de construção dos cinco novos estádios e de renovação dos restantes cinco estão todos bem encaminhados, tendo as obras já começado em três. São eles o estádio Nelson Mandela, em Port Elizabeth (Cabo Oriental), o Mbombela, em Nelspruit (Mpumalanga), onde esta semana começaram as obras de terraplanagem, e o de Durban. Mbombela será o estádio mais próximo de Moçambique, situando-se a cidade de Nelspruit a 120 quilómetros da fronteira de Ressano Garcia. O COL lançou um sério aviso à Cidade do Cabo, esclarecendo que se os problemas legais que têm atrasado a construção do estádio de Green Point não forem resolvidos rapidamente a cidade poderá perder o estatuto de anfitriã da África do Sul2010.
Com efeito, o município do Cabo tem-se debatido com várias contrariedades, na sua maioria relacionadas com o estudo de impacto ambiental e com objecções levantadas por grupos cívicos sobre as novas infra-estruturas, que incluem o estádio, um campo de golfe e outras, numa zona ecologicamente sensível.
Segundo as previsões do COL, os estádios novos deverão estar prontos o mais tardar em meados de 2009, enquanto os que sofrerão obras de renovação, mais ou menos profundas, serão inaugurados em Setembro e Outubro de 2008. Todos os recintos terão que estar prontos a tempo de receberem a Taça das Confederações, que decorrerá na África do Sul entre 14 e 27 de Junho de 2009. As cidades anfitriãs serão Port Elizabeth, Bloemfontein, Joanesburgo, Tshwane (Pretoria) e Rustenburgo.
LUSA - 14.12.2006