Um alto funcionário da administração da Sociedade Predial Quatro Estações em Maputo anunciou a construção em 2007, de um novo hotel e outros serviços turísticos afins, na marginal de Maputo.
O empreendimento será erguido justamente no local onde outrora foi edificado o hotel quatro Estações, em ruínas, com uma área total em planta de 1600 metros quadrados e 60 mil metros quadrados de área desocupada. Um processo de destruição das ruínas, pelo método de implosão, foi agendado para o primeiro trimestre de 2007.
As ruínas do hotel Quatro Estações situadas numa zona chique da capital, foram adquiridas há três anos, em concurso, pela Sociedade predial Quatro Estações, no meio de queixas de falta de transparência na operação.
O local vai servir para edificação não só de infra-estruturas turísticas, como outra parte, vai ser concessionada ao governo americano. A embaixada americana em Maputo, vai dispôr de uma área de 40 mil metros quadrados e os restantes 20 mil quadrados ficarão com a Sociedade Predial Quatro Estações, explicou Trigo de Morais, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Sociedade.
As negociações envolvendo a Sociedade Quatro Estações e a embaixada americana em Maputo, estão quase concluídas , mas o actual proprietário não quer divulgar os valores envolvidos no negócio.
“Posso garantir que as negociações estão já numa fase bastante adiantada, ou melhor, já numa fase terminal e tudo indica que sim, os americanos vão ficar com o espaço”, garantiu o Vice- presidente da Sociedade de Quatro Estações.
Neste momento decorrem demarches para a operação de implosão, que vai compreender a destruição de uma torre de betão armado com 25 pisos, e de um edifício adjacente com 3 pisos, que corporizam o Quatro Estações.
Uma companhia americana de especialidade em implosão, a Controlled Demolition Incorporated (CDI), que ganhou um concurso internacional foi responsabilizado pela operação de colapso do edificio que vai durar apenas um minuto.
A empresa moçambicana de consultoria, Consultec vai fazer a gestão ambiental da operação de implosão, disse a fonte da companhia, explicando que o método de implosão, foi o mais aconselhado pelo estudo.
O Presidente da companhia CDI, empresa de especialidade, Mark Loizeaux, disse que o método de implosão consiste na utilização de uma pequena quantidade de explosivos em certos pontos da estrutura (normalmente nos pilares) que ao explodir provocam uma descontinuidade, fazendo com que a estrutura entre em colapso.
O colapso da estrutura é provocado centralmente, fazendo com que a estrutura ceda sobre si mesma, como se algo a puxasse na direcção do centro.
A Sociedade Quatro Estações e a CDI estão neste momento a concluir os preparativos para o início da operação a efectivar-s até o primeiro trimestre de 2007.
O Quatro Estações, foi construído no inicio da década 70, para servir como unidade hoteleira. Porém, em 1974 a obra acabaria por sofrer uma interrupção.
Desconhecem as razões de fundo para a paralisação que ocorreu pouco antes do país ascender à independência em 1975, da potência colonizadora, Portugal.
O movimento revolucionário na altura pode ter contribuído para a interrupção sine die da obra.
(F Mbanze/redacção) - MEDIAFAX - 18.12.2006