O REPÓRTER do semanário "Zambeze", na Beíra, Isaias Natal, foi ontem condenado pela Segunda Secção do Tribunal da Beira a três meses de prisão convertidas à multa (30 Mtn diário), por crime de difamação. Natal foi igualmente condenado a indemnizar a cada um dos dois ofendidos com um montante de cinquenta mil meticais da nova família.
Maputo, Sábado, 16 de Dezembro de 2006:: Notícias
António Cuela e José Dunguza, que foram chefes do gabinete e da secretaria do governador de Sofala, queixaram-se contra aquele jornalista devido a uma matéria publicada naquele jornal, por alegado desvio de fundos destinados ao pagamento de ajuda de custo a jornalistas.
Os jornalistas baseados na cidade da Beira não tiveram o acesso à sala de audiência onde decorria a leitura da sentença proferida pela juíza da causa, Ana Paula Manheue, por não terem solicitado a cobertura antecipadamente.
Manuel Sithole Guerra, advogado de Isaías Natal, disse ao nosso Jornal que iria juntamente com o seu constituinte ver se vai ou não recorrer da sentença.
No geral, aquele causídico disse estar minimamente satisfeito pela justiça, porque segundo ele "a parte ofendida tinha certos interesses". Entretanto, o presidente do MISA, em Sofala, Francisco Muianga, disse que a sua instituição esperava que Isaías Natal fosse absolvido.
“Lamentamos que os jornalistas não tenham formulado qualquer pedido para estarem na sala do julgamento para ouvirmos com detalhe a sentença", disse Muianga.