BRIGADAS do Partido Frelimo estão a proceder ao levantamento dos prejuízos causados pelas inundações e ventos fortes que recentemente assolaram o país, particularmente nas províncias da Zambezia, Nampula, Sofala, Tete e Manica.
Maputo, Sábado, 27 de Janeiro de 2007:: Notícias
O partido no poder pretende, através deste trabalho, não só quer fazer o acompanhamento da evolução dos acontecimentos, mas também ter uma base para a mobilização de apoios para as populações afectadas.
Na Zambézia, as intensas chuvas já desalojaram pelo menos 3500 pessoas em Quelimane, a capital provincial, que neste momento se encontram alojadas nos centros de acomodação.
'Dezenas de compatriotas nossos perderam a vida e outros perderam centenas de hectares de culturas agrícolas e suas habitações e várias localidades ficaram isoladas devido à excessiva queda das chuvas que originaram a subida dos caudais dos rios', refere a Frelimo num comunicado de imprensa ontem distribuído, em Maputo.
Na província da Zambézia, as inundações já fizeram cinco mortos, sendo três em Quelimane por electrocussão, devido à queda de postes de transporte de energia e dois no distrito de Namcurra, por afogamento.
Para se evitar o pior, a Frelimo exorta a população para que continue atenta às informações transmitidas pela autoridades e pelos órgãos de comunicação social sobre a evolução geral do estado do tempo, observância das medidas preventivas e a solidariedade de todos para com as vítimas que neste momento carecem de apoio.