Os governos moçambicano e chinês deverão acordar a adjudicação a uma empresa chinesa de diversas obras públicas na capital moçambicana, nomeadamente a construção de uma ponte ligando Maputo à Catembe, a sul da cidade.
O acordo deverá ser rubricado no âmbito a visita de dois dias a Moçambique do Presidente chinês, Hu Jintao, na quinta e sexta-feira.
"Pode ser possível que haja assinatura de um memorando", disse o presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, em declarações à imprensa, referindo-se à adjudicação das empreitadas.
O acordo poderá incluir também a construção de uma estrada que liga Catembe à Ponta do Ouro e a requalificação de bairros da capital moçambicana pela mesma empresa chinesa, a Asia Assets Limited.
Na presença do presidente da Asia Assets Limited, Jay Jingdong Ouyang, Eneas Comiche referiu existir "muita abertura" para a concretização do acordo.
"Temos interesse em que os investimentos chineses se realizem", referiu o autarca de Maputo, afirmando que o empresário chinês - que integra a comitiva presidencial de Hu Jintao - pretende também "explorar as possibilidades de investimento em Maputo".
As infra-estruturas inserem-se num projecto mais vasto de requalificação da capital moçambicana, tendo em vista a atracção de turistas durante o Campeonato Mundial de Futebol de 2010, na África do Sul.
Eneas Comiche referiu ainda que a iniciativa da edilidade se enquadra num projecto de expansão da cidade de Maputo, que compreende a requalificação dos bairros periféricos da Maxaquene e Polana Caniço, na capital do país.
O edil de Maputo considerou "muito bom o primeiro contacto" efectuado hoje com o responsável máximo da empresa chinesa, vocacionada para a construção de estradas e pontes.
A data de início das obras só depois da assinatura de um acordo entre as partes, disse o presidente do Concelho Municipal de Maputo.
A travessia dos moradores do distrito municipal da Catembe, uma região que dista duas horas de Maputo de automóvel, tem sido efectuada por "ferry-boat".
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 05.02.2007