Transferência para o Zimpeto marcada para finais de Março
A transferência do mercado grossista da «Malanga» para as novas instalações no futuro mercado no «Zimpeto», está para breve. Afirmam as autoridades municipais que acontecerá antes do fim de Março que se inicia já na próxima quinta-feira.
O mercado da Malanga, no Município de Maputo, está superlotado e é hoje um autêntico albergue de assaltantes. Desde há muitos anos, que quer à luz do dia quer à noite o mau ambiente aflige não só quem por ali passa como incomoda a vizinhança. Estava prevista a sua transferência para o novo mercado em construção no bairro do «Zimpeto», em finais do ano passado. Não foi. Dizem as autoridades municipais que devido ao atraso nas obras. Agora a promessa aponta para finais de Março.
Segundo o director municipal de «Mercados e Feiras» na cidade de Maputo, José Maiane Matavel, “a transferência do mercado grossista da «Malanga», inicialmente agendada para finais do ano passado, não foi possível, devido ao atraso na conclusão das obras daquele novo, em «Zimpeto»”.
“Até finais do ano transacto o novo mercado de Zimpeto já se encontrava numa fase bastante avançada, mas não podíamos pôr o mercado a funcionar sem água, energia e sanitários públicos”.
José Maiane Matavel afirma que “neste momento, naquele novo mercado, já há agua a jorrar nas torneiras”.
“E também pode-se vender e fazer compras de noite como se de dia se tratasse, porque já existe iluminação”.
A terminar Matavel referiu que “já foram criadas condições para o novo mercado começar a funcionar nos finais de Março, faltando apenas concluir a construção dos sanitários públicos”.
(Emildo Sambo) - CANAL DE MOÇAMBIQUE - 27.02.2007