-Reconhece o Instituto Nacional de Desminagem
O Instituto Nacional de Desminagem, IND, reconheceu quinta-feira em Maputo, que a situa-ção de acidentes com minas no país continua crítica. O balanço preliminar da situação em 2006, indica que pelo menos 19 pessoas morreram, das quais 10 crianças, na sequência de 18 acidentes que fizeram 35 vítimas.
De acordo com os dados apresentados na abertura da VIII Reunião Anual com os operadores de desminagem, o balanço da situação de minas terrestres em 2006 aponta para uma redução tanto dos acidentes como das vítimas.
Com efeito, os acidentes reduziram em 21.7% e a percentagem de óbitos baixou em 17.4 por cento e a de feridos em 52.9 pontos percentuais.
O IND anunciou que no ano passado foram localizados e destruídos mais de 23.8 mil engenhos explosivos.
Relativamente às campanhas de educação cívica sobre o perigo de minas, os técnicos do IND realizaram no ano passado 75 palestras de sensibilização sobre perigo de minas em dois distritos de Nampula, seis distritos de Tete, dois em Manica e três em Sofala, o que beneficiou mais de 35 mil pessoas, entre professores, crianças em idade escolar e a comunidade em geral.
No respeitante à coordenação e controlo do programa ligado à capa-citação institucional, destaca-se o licenciamento de 3 novos operadores, sendo um humanitário e dois comerciais.
Por outro lado, o IND destaca a acreditação de seis cães detectores de minas e a reacreditação de outros 9 e ainda a acreditação de 13 ratos detectores de minas e a reacreditação de outros 12.
De acordo com o Director do IND, Júlio Braga, a presente reunião reveste-se de grande importância uma vez que, hoje, inicia um Seminário de Debate da proposta do Plano Nacional de Acção Contra Minas 2007/2010.
Braga recordou que aquando da preparação do plano 2002/2006, ora terminado, o Instituto estava consciente dos enormes desafios que se apresentavam, “muito foi feito em 2006, houve engajamento de operadores nacionais e internacionais”.
Para aquele responsável, o término da implementação do plano nacional de acção sobre minas 2002/06, tem um balanço satisfatório a avaliar pelos resultados atingidos bem como pelo facto de estar em preparação um novo plano nacional de acção para 2007/2010. (Benedito Luís)
MEDIA FAX - 22.02.2007