A Equipa de Gestão do Parque Nacional da Gorongosa, localizado na Província de Sofala, na região centro de Moçambique, recebeu luz verde para prosseguir com um modelo conceptual inovador que tornará possível uma Região da Grande Gorongosa em que diferentes e saudáveis ecosistemas e auto-sustentáveis estilos de vida interajam e se apoiem mutuamente de forma positiva.
Cada um dos 5 Departmentos de Gestão do Parque (Comunicações, Negócios, Serviços de Conservação, Serviços Científicos e Relações com Comunidades) definiu programas específicos e planos de trabalho, que no seu conjunto constituem um Orçamento de Gestão do Parque que em 2007 ultrapassará os 6 Milhões de USD.
O Departamento de Serviços de Conservação irá supervisar um grandioso Programa de Reintrodução de Fauna Bravia que trará cerca de 400 bois-cavalos, 200 zebras e 150 búfalos, para o novo Santuário de Fauna Bravia da Gorongosa, durante os próximos meses de Maio a Agosto. Estas reintroduções irão ser repetidas durante os próximos 5-10 anos de forma a permitir reconstruir as populações de fauna bravia anteriormente existentes e também reintroduzir as espécies em falta tais como rinoceronte e antílopes roan.
O Departamento de Negócios irá continuar com a enorme tarefa de construção de infraestruturas do Parque tais como estradas e pontes, bem como habitações para os funcionários, uma sala de conferências e os novos alojamentos turísticos, enquanto continuará a promover a chegada de turistas, provenientes de todas as partes do mundo, para visitarem o Parque da Gorongosa.
Simultaneamente o Departamento de Relações com Comunidades está a desenvolver com as comunidades que circundam o Parque, diversas iniciativas relacionadas com turismo de base comunitária e com melhoramentos sociais e económicos, tais como construção de centros de saúde, escolas e projectos de irrigação.
O Departamento de Serviços Científicos proporcionará assessoria científica aos programas dos outros departamentos e é o responsável pela investigação, monitoramento e avaliação necessárias para garantir o sucesso de uma gestão adaptativa do Parque, tal como vem detalhado no modelo conceptual.
Durante o Encontro de Definição Estratégica, o Comité de Supervisão e o Grupo de Gestão do Parque Nacional da Gorongosa, aprovaram a seguinte proposta para A Missão dos Funcionários do Parque Nacional Gorongosa:
O Parque Nacional de Gorongosa é um tesouro de Moçambique que proporciona benefícios ambientais, educacionais, estéticos, recreativos e económicos a toda a humanidade.
Reconhecemos a interdependência básica dos sistemas humanos e ecológicos e que a perdurável conservação da natureza e do desenvolvimento humano no Grande Ecossistema de Gorongosa, somente poderão ser alcançados através de práticas de uso da terra, políticas e estilos de vida inovadores e sustentáveis.
Portanto:
Protegeremos e restabeleceremos a estrutura natural, funções e processos do Parque Nacional de Gorongosa; melhoraremos a saúde, a educação e os padrões de vida das comunidades humanas que vivem nas proximidades do Parque, através da implementação de um plano administrativo adequado, com base em fundamentos científicos.
Utilizaremos equipes multidisciplinares de ecologistas, hidrólogos, cientistas sociais e outros especialistas para o monitoramento do ecossistema do Parque; realizaremos actividades de gestão para assegurar que seja mantida a biodiversidade em todas as suas facetas e dentro dos limites aceitáveis de mudança.
Propiciaremos uma relação de benefício mútuo entre o Parque e as comunidades, auxiliando-as no estabelecimento de seus direitos da terra, o exercício de práticas administrativas de recursos e instituições socioeconómicas e democráticas. Capacitaremos e colocaremos os membros da comunidade em postos de trabalho do Parque, e solicitaremos sempre o apoio das comunidades na estratégia de conservação do Parque.
Estimularemos a actividade económica na zona centro de Moçambique, através da promoção de negócios do sector privado, relacionados com o Parque. Difundiremos conhecimentos através de programas de educação pública e envolveremos parceiros nacionais e internacionais nos nossos processos de tomada de decisões.
Utilizaremos um modelo financeiro responsável, no qual a receita do Parque que for gerada através do ecoturismo, doações e produtos e serviços ambientais, preencha os requisitos desta ambiciosa e abrangente missão.
Veja mais detalhes em www.gorongosa.net