LUNGA é um posto administrativo do distrito de Mossuril, na província nortenha de Nampula. Caracterizado por um clima que favorece a prática das actividades agro-pecuária, pesca intensiva, propiciada pela abundância de recursos marinhos, da floresta densa, bem como a existência de espécies de madeiras preciosas e raras e do particular habitat favorável para uma boa fauna, praias fantásticas de “criar água na boca” a qualquer investidor da indústria do turismo, Lunga tem falta de uma ponte que “facilite a travessia” rumo ao desenvolvimento.
Maputo, Sábado, 31 de Março de 2007:: Notícias
Toda a riqueza atrás descrita não beneficia as populações locais, que muito esforço têm feito para sua exploração e conservação por estarem vedadas aos mercados da região.
A verdade manda dizer que Lunga está encravado entre os distritos de Mogincual, Monapo e a cidade da Ilha de Moçambique. A única entrada mais curta por estrada a partir da sua sede distrital, Mossuril, passa pela travessia do rio Monapo que até meados da década oitenta contava com uma ponte de betão de cerca de 50 metros, que foi arrastada pela fúria das águas provocada pela depressão tropical Nádia.
Leia em:
Download lunga_rumo.doc