No final de 2008
-Diz Jonathan Moy
Segundo o jornal britânico The Guardian, na sua edição de quarta-feira, o antigo ministro zimbabweano da informação, Jonathan Moyo, disse que os líderes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão pedir a Mugabe que se retire no final do seu mandato, em 2008.
Considerando que Robert Mugabe prejudica toda a África Austral, os líderes políticos da SADC vão pedir a Mugabe que abandone as suas funções e não se recandidate às presidenciais de 2008, acrescentou o antigo ministro da Informação zimbabweano Jonathan Moyo, abrindo a possibilidade de que o pedido fosse feito ontem ( quarta-feira ) na Tanzânia, durante a cimeira extraordinária dos líderes da África Austral, consagrada, nomeadamente, à crise política e económica do Zimbabwe.
Moyo garante na entrevista ao Gardien que Mugabe perdeu o apoio dos principais responsáveis do exército e da polícia, e disse mesmo que «assistimos aos últimos dias de Mugabe no poder».
Jonathan Moyo, antigo braço direito do Presidente Robert Mugabe, entretanto caído em desgraça, foi eleito em 2005 deputado independente por Tsholotsho, comuna rural da região do Matabeleland.
MEDIA FAX - 29.03.2007