Na rota de Moçambique
Trata-se de 11 turistas portugueses vindos do Porto e um casal, também português, residente na Beira
Beira – Uma caravana composta por cinco viaturas todo terreno com tracção as quatro rodas nomeadamente três toyotas stchen das mais recentes, uma carinha toyota três mil dupla cabina e um mitsubishi pagero, transportando treze elementos, dos quais onze são turistas portugueses vindos do Porto e um casal, também de nacionalidade portuguesa mas actualmente residente na cidade da Beira, partiu ontem a tarde da cidade da Beira com destino a vila turística de Vilanculos, na província de Inhambane, no início de uma aventura entusiástica que a levará a escalar os principais pontos de atracção turístico do país, especialmente das regiões centro e norte.
A partida foi antecedida de um almoço/ recepção na casa do conhecido empresário Carlos Oliveira,
no Macúti, proprietário da empresa de Transportes e Construção de Estradas Carlos Oliveira, com sede na cidade da Beira. Foi uma daquelas recepções memoráveis para qualquer um que esteve presente, de salientar a participação de meio mundo da comunidade portuguesa residente na cidade da Beira, incluindo do próprio Cônsul, do conhecido advogado e antigo Cônsul de Moçambique em Portugal, Augusto Macedo Pinto, da directora provincial da Juventude e Desportos, e do Editor do jornal O Autarca, Falume Chabane. O casal Oliveira é um dos patrocinadores do evento através da sua empresa TCO, e são os únicos “beirenses” que integram a caravana.
Um dos momentos mais marcantes e espectacular da recepção aconteceu quando foi trazido a mesa do banquete um bolo enorme altamente decorado e super delicioso, com retratos imaginários do que
será o curso da aventura: carinhos 4X4 percorrendo troços bons e difíceis, viatura enterrada na travessia de um riacho com crocodilos próximos, e a descrição da paisagem que caracteriza os locais por onde a caravana vai passar. Mas, o momento mais alto foi, sem dúvidas, a partida, muito bem organizado, com todos detalhes imaginários. Outros pormenores na próxima edição.
O AUTARCA – 23.04.2007
NOTA:
MOÇAMBIQUE PARA TODOS deseja a estes "aventureiros" que nada lhes falte, inclusivé, um "tchova tchova".
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE