Três anos depois a frente dos destinos do Município de Angoche, província de Nampula, na hora de balanço, Alberto Omar, seu presidente, diz que apesar dos constrangimentos, a edilidade conseguiu realizar os principais objectivos plasmados no seu manifesto eleitoral.
Omar atreve-se a falar de realizações na ordem de 60 porcento, explicando que a cifra não foi superior devido a limitações de ordem financeira, visto que as receitas ainda não são suficientes para cobrir as despesas.
“Asfaltamos a estrada da cidade de um quilómetro e meio, que nunca tinha acontecido no mandato anterior, com valores que provêm do Fundo de Estradas.
Prevemos, no próximo mês, reabilitar a principal avenida de acesso à cidade, é uma estrada com duas faixas, e, estão a ser mobilizados equipamentos para Angoche”.
A empreitada está orçada em sete milhões e meio de meticais, financiados pelo Fundo de Estradas.
O edil não se furtou de referenciar a auto-construção, de raiz, de uma escola, com bloco administrativo e três salas de aulas e a reabilitação da rua de Inguri.
“Pavimentamos os passeios, repusemos os sinais de trânsito.
Construímos escadas de betão armado nos locais destruídos pela erosão. Fizemos um dique para ilha de Tamol, que havia desabado, pois, era de pau a pique. Reabilitamos o campo de futebol de salão e uma parte dos edifícios municipais, entre outras realizações.
Hoje, Angoche, atrevo-me a dizer isso, é a cidade mais limpa do Pais, um lugar apetecível para visitantes e habitantes locais”.
A fonte falou da entrada em funcionamento, a custo zero, de uma rádio comunitária, produto de uma organização americana ligada à área e do sinal da Televisão de Moçambique.
“Angoche está diferente daquilo que era no anterior mandato. Os munícipes estão satisfeitos com o meu trabalho.
“Acredito que se tivesse mais um mandato, faria melhor. Iria consolidar as realizações que fizemos e abrir novas frentes que possam elevar o nome de Angoche para outros patamares. A decisão não depende só de mim. O meu partido vai decidir tendo em conta o meu desempenho.
Angoche dista a mais de 200 quilómetros da capital, e conta com uma população estimada em cerca de 236 mil habitantes. A população ocupa da pesca, agricultura e comércio informal.
(NN) - TRIBUNA FAX - 30.04.2007