Harro Strucksberg
HARRO STRUCKSBERG, presidente do Comité Internacional de Hóquei em Patins (CIRH) que esteve de visita durante quatro dias a cidade de Maputo para avaliar as condições que o país oferece para organizar o Campeonato Mundial da modalidade do Grupo “A” em 2009, considera que o país reúne requisitos para acolher a competição.
“Fiquei muito satisfeito com o que vi. Os hotéis são de enorme qualidade. Têm todos os condimentos para receber confortavelmente as 16 selecções participantes e os respectivos membros da organização e árbitros. Os campos estão muito bem situados, embora necessitem de algumas obras de restauração Fiquei igualmente feliz com o empenho demonstrado pelos dirigentes do comité organizador locais que estão apostados em ser o primeiro país em África a albergar uma competição do género”, disse.
Aliás, a vontade de trazer o Mundial para o Continente Africano é de interesse dos membros do CIRH, um factor que segundo Harro Struksberg joga a favor da candidatura de Moçambique em relação a Espanha, também concorrente a organizar aquele que é o maior evento a nível mundial.
Contudo, Harro não escondeu que o facto dos pavilhões que visitou, nomeadamente Académica e Maxaquene não estarem preparados a altura das exigências da prática da modalidade, sobretudo no que toca ao piso, constitui um ponto negativo, embora diga que até 2009 estas lacunas possam ser colmatadas.
Para além de inspeccionar estes recintos desportivos, o presidente do CIRH inteirou-se sobre o projecto do pavilhão multi-usos que em principio será construído na FACIM. Em relação a este empreendimento Harro Strucksberg diz ter ficado impressionado com o projecto, que poderá eventualmente ser o campo escolhido caso se cumpra com o programa das obras de modernização, que é até 2009.
Refira-se que Moçambique ficará a saber a 20 de Junho próximo, no decurso da Assembleia Geral do CIRH se acolherá o “Mundial” de 2009.
TVM TRANSMITE PRÓXIMO “MUNDIAL”
Entretanto, a Televisão de Moçambique assegurou a transmissão do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins que se realizará em Montreux, Suíça de 16 a 23 de Junho próximo. Este acto surge na sequência de um entendimento entre a TVM e a Wall Street, empresa de Publicidade Comunicação e Imagem, detentora dos direitos de emissão da competição.
O acordo contempla a transmissão em directo de todos os jogos da competição, com maior destaque para as partidas da selecção moçambicana, que se estreia a 17 de Junho frente aos Estados Unidos. Já nos dias 18 e 19 serão transmitidos os desafios com a França e Portugal, respectivamente. Estas equipas estão inseridas no Grupo “A”.
Boaventura Rodrigues, administrador da Wall Street, que cedeu gentilmente os direitos de trsmissão à TVM disse que esta é uma boa forma de ajudar a moralizar os atletas da selecção nacional a fazerem uma boa prova, já que serão vistos “in-loco” por quase todo o país. Para além desta benesse, Boaventura diz que estas transmissões ajudarão na campanha promocional do país para o “Mundial” 2009.
Maputo, Quinta-Feira, 26 de Abril de 2007:: Notícias