O JORNAL Tribuna de Macau, uma publicação em língua portuguesa, pretende estabelecer um acordo de parceria com o “Notícias”, com o objectivos de estabelecer troca de informação, contactos, textos e ajudas mútuas.
Maputo, Sábado, 21 de Abril de 2007:: Notícias
A intenção foi manifestada pelo director administrador da instituição, José Rocha Dínis, que ontem visitou a Redacção do “Notícias”, no âmbito da reunião de negócios entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
Esta visita também foi efectuada com a intenção de se inteirar da situação do funcionamento deste que é o jornal mais antigo do país.
José Rocha Dínis disse que o interesse de desenvolver cooperação entre as empresas de comunicação social da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China tem em vista a rápida divulgação mútua dos aspectos da realidade socioeconómica e cultural dos países e regiões.
Este acordo provém dos contactos estabelecidos entre Moçambique e China, que tem aumentado a cada ano que passa, e Macau é encarado como porta de comunicação entre os dois países.
É também intenção do “Tribuna de Macau” alargar a rede de contactos e parcerias de forma a corresponder a esta relação entre as duas nações.
O referido acordo prevê a possibilidade da republicação mútua dos artigos e fotos, de cada página na internet, que considerarem adequadas, os dois jornais acordam fornecer, mutuamente, via e-mail, os noticiários e fotos de realizações que um país, ou região promova no outro, o acordo prevê ainda o fornecimento de reportagens especiais sobre casos concretos antecipadamente solicitados e apoiar logistícamente os enviados especiais do outro signatário quando antecipadamente por este solicitado.