Beira acolhe hoje primeiro seminário
Coube a cidade da Beira o privilégio de acolher o primeiro seminário no país sobre o tema “As marcas como instrumento de promoção da competitvidade das empresas moçambicanas”.
O evento previsto para hoje, terça-feira, 22 de Maio de 2007, vai ter lugar nas instalações da Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão, na Ponta-Gêa.
O mesmo é promovido pelo Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial de Moçambique (GAPIMO), em colaboração com a Organização Regional Africana da Propriedade Intelectual (ARPO), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial de Portugal (INPI) e o Instituto da Propriedade Industrial (IPI). A Câmara de Comércio de Moçambique também participa na organização do evento, assumindo o papel de focal point ao nível local.
Segundo apurou O Autarca, o primeiro seminário a decorrer na cidade da Beira sobre “As marcas como instrumento de promoção da competitividade das empresas moçambicanas” contará com a presença de oradores internacionais provenientes da Organzação Regional Africana da Propriedade Intelectual (ARPO), e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial de Portugal (INPI).
O evento inicia por volta das 08:30 horas locais com o registo dos participantes previamente inscritos, seguindo-se a apresentação das actividades do GABIMO na promoção da propriedade industrial em Moçambique. Depois será feita uma abrdagem sobre as Marcas, suas características e importância para o comércio, cujo orador será o representante do INPI, tema que será secundado por um debate entre os participantes ao seminário – encerrando-se a primeira parte dos trabalhos.
No segundo tempo, os participantes vão ter a oportunidade de acompanhar do representante da ARIPO e, ao mesmo tempo, poder debater a apresentação sobre “As patentes como fonte de informação tecnológica para o desenvolvimento industrial”; depois serão apresentado e sujeitos a debate os temas relacionados com “Os desenhos industriais e a sua importância na valorização dos produtos das empresas”; “Procedimento de registos dos direitos da propriedade industrial em Moçambique”; e o “Papel da ARIPO na promoção da propriedade intelectual”.
Prevê-se que tomem parte no seminário, representantes de instituições empresariais, de empresas públicas, estatais e privadas, além de académicos interessados.
O AUTARCA - 22.05.2007