A Electricidade de Moçambique comprometeu-se a instalar a rede eléctrica na zona onde será erguido o Estádio Nacional, em Maputo. Para tal foi rubricado um acordo na tarde de ontem na capital do país entre a Electricidade de Moçambique e o Ministério da Juventude e Desportos.
O projecto de instalação da rede eléctrica compreende 10 kilómetros e está orçado em cerca de 250 mil dólares americanos. Para além da referida zona vai beneficiar parte do distrito de Marracuene, algures do local previsto para acolher o Estádio Nacional.
De acordo com o ministro da Juventude e Desportos, David Simão, para além da rede eléctrica, será firmado, próxima semana, com o FIPAG, um acordo de fornecimento de água no local, de maneiras que o empreiteiro que será encarregue pelas obras inicie com o seu trabalho ainda este ano.
Enquanto isso, a parte chinesa que está encarregue pelo projecto deste “play station” já entregou o referido anteprojecto e espera-se que seja debatido ao nível nacional para que consoante às correcções necessárias, uma delegação moçambicana se dirija à China, no dia 24 de Junho próximo, para os acertos finais.
Quanto às obras, o Ministro garantiu que depois de elaborado o projecto final, será lançado um concurso público para a selecção do empreiteiro para o início da construção no último trimestre deste ano.
Recorde-se que o estádio a ser construído na zona do Zimpeto, cercanias da cidade de Maputo, terá uma capacidade para 42 mil espectadores, ocupando uma área de 26 hectares e terá uma pista para atletismo.
Ricardo Machava - O PAÍS - 31.05.2007