Na Academia Marechal Samora Machel
A Academia Militar Samora Machel, uma instituição de ensino superior instalada desde 2005 em Nampula, poderá enfrentar dificuldades orçamentais a partir de Julho próximo, em consequência da exiguidade orçamental alocada pelo governo para a sua execução financeira referente ao ano em curso (2007).
Cite-se a título de exemplo, que dos 63.689,20 meticais necessários, foram aprovados apenas 23.308 meticais.
Soubemos, ainda, que a situação em causa afectou a encomenda de fardamento para os estudantes assim
como para os respectivos quadros.
Aliás, dados colhidos pelo Wamphula Fax referem que só para o fabrico de fardamento, a fábrica contactada
para o efeito apresentou um orçamento avaliado em cinco milhões de meticais, valor que está acima das capacidades da Academia Militar.
Fontes daquela instituição revelaram que também a planificada reabilitação integral de algumas casernas,
com vista a absorver mais estudantes, está “encalhada” devido ao factor financeiro.
Victor Bernardo, Vice-Ministro de Planificação e Desenvolvimento, que visitou recentemente aquele local, reconheceu a legitimidade das inquietações apresentadas pela direcção daquele estabelecimento de ensino superior, mas observou que o facto deve-se a limitações de fundos do próprio governo.
Aconselhou, por isso, para a necessidade de se encontrarem formas de geração de receitas através de prestação de serviços a vários níveis, com vista a colmatar a situação.
Cinquenta por cento do Orçamento Geral do Estado é proveniente de doações e empréstimos, por isso disponibilizamos as verbas à medida do possível. Sublinhou Bernado, precisando que os problemas relacionados com finanças são vividos em quase todos os sectores da função pública.
Aquele governante mostrou-se, contudo, impressionado com as realizações operadas nos últimos tempos, facto que é notório no crescimento que se está a registar, apesar dos constrangimentos.
Entretanto, está em curso a reabilitação de caserna 13, que tem a capacidade de absorver cem estudantes.
Refira-se que a Academia Militar Samora Machel, dispõem de cerca de trezentos quadros, entre estudantes e
funcionários.
WAMPHULA FAX - 15.05.2007