Uma ponte a ligar Cabinda à vila petrolífera do Soyo, província do Zaire, passando pela República Democrática do Congo, poderá ser construída nos próximos tempos, disse hoje o ministro das Obras Públicas angolano, Higino Carneiro.
Nesse âmbito, o governante angolano realiza desde hoje no Soyo um encontro com o governador do Zaire, Pedro Sebastião, e com o ministro do Plano congolês, Olivier Etim, para manifestar a intenção do governo de Angola em arrancar com o projecto.
Em declarações à Rádio Nacional de Angola, Higino Carneiro disse estarem em curso estudos de viabilidade para a construção da ponte e pedir ao governo da RDCongo o apoio institucional que permita a implementação daquela que será a maior ponte do país.
"Estamos a fazer alguns estudos para ver se conseguimos ligar o Soyo a Cabinda (.) e vamos solicitar ao Congo Democrático o apoio institucional para permitir que estes estudos tenham a sua conclusão", salientou Higino Carneiro.
Fontes oficiais apontam que o empreendimento será executado por uma empresa chinesa, desconhecendo-se, no entanto, os custos da empreitada.
A ligação entre Cabinda e o Soyo é actualmente feita por via marítima e aérea.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 23.05.2007