No último Sábado
Setenta estudantes da oitava classe de diferentes escolas da cidade de Nampula, começa este fim de semana a participar num concurso promovido pela Casa de Cultura, sob o signo “Conheça a sua História.
O programa visa dotar a camada estudantil e juvenil de conhecimentos ligados à história do povo moçambicano, e paralelamente criar espaço de entretenimento de natureza cientifica, histórica, bem como relacionados com os usos e costumes locais.
O curso tem a duração dez semanas, conta com apoios da Linhas Aéreas de Moçambique, Asdi e Instituto de Comunicação Social.
A direcção provincial de Educação e Cultura vai se encarregar pelo acompanhamento e avaliação do impacto das actividades.
A cerimónia de abertura do concurso decorreu no sábado passado e foi testemunhada por vários quadros da Educação e Cultura, estudantes envolvidos no programa, além de elementos da população.
Em conversa com a nossa reportagem, alguns estudantes mostraram-se satisfeitos com o programa, porquanto vai trazer benefícios na preservação dos valores culturais.
Por seu turno, Bernardo Malacua, director da Casa provincial de Cultura em Nampula, disse que tudo está a ser feito por forma a que o concurso possa trazer vantagens na recuperação de aspectos históricos relevantes da moçambicanidade.
Malacua disse que, apesar da insuficiência de fundos, a sua equipa de trabalho vai se empenhar para que todos estudantes estejam capacitados.
Entretanto , assegurou que não pretende obter vantagens monetárias, apesar do programa contemplar uma deslocação a uma determinada região do país, sobretudo aos estudantes vencedores.
Dentre os vários prémios destaca-se um televisor e rádios - cassete.
De sublinhar que o programa segundo a nossa fonte, será expandido para os restantes distritos da província de Nampula. Assim que se angariarem condições para suportar as despesas de deslocação do pessoal envolvido.
Estarão quinzenalmente em confronto estudantes de duas escolas numa competição de todos contra todos.
WAMJPHULA FAX – 25.05.2007