EDUARDO Mata, doente que sofre de problemas neurológicos há alguns anos, viajou recentemente para Lisboa, Portugal, onde está já a receber cuidados médicos e medicamentosos no Hospital Santa Maria. Maputo, Quarta-Feira, 30 de Maio de 2007:: Notícias
Depois de ter cancelado a sua deslocação àquele país devido a dificuldades financeiras, Mata acabou recebendo apoio de instituições como Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), ATCM e da sociedade no geral.
Num contacto telefónico com Mata, ficamos a saber que o seu estado de saúde não está a melhorar, embora estivesse já em tratamento naquela unidade sanitária recomendada pelas autoridades de Saúde, no país.
Aliás, a nossa Reportagem dialogou com o médico de Mata que descreveu o estado físico e psicológico daquele concidadão. De acordo com o médico, a barriga do Mata e as pernas estão inflamados, ou seja, inchados.
A situação deriva de má circulação do sangue no seu organismo e do facto de um dos seus fígados estar a funcionar mal. O médico chegou a dizer que deverá ser feito um transplante do fígado ou ser transferido para um outro hospital, num outro país, onde se acredita que as condições sejam melhor ainda.
No entanto, disse que a equipa médica que lhe assiste está a fazer tudo, dentro do possível, para recuperar a sua saúde.
“Não estou nada bem de saúde. Estou a ser bem tratado, mas continuo mal. Ajudem-me”, palavras de Mata, antigo jogar de futebol pela turma de Chingale de Tete e dinamizador do desporto infanto-juvenil.
Em seus tempos, Mata fez 40 doações de sangue, tendo recebido o título de dador benévolo. Começou a solicitar apoio da sociedade nacional em 2005. Na altura, o seu estado de saúde permitia que exercesse algumas actividades. No entanto, devido à falta de pronto socorro para custear as despesas de
Neste momento, diz que continua a precisar de ajuda financeira. Os depósitos podem ser feitos para a conta número 0017201094243 do Banco Austral. Para dialogar com ele basta ligar para 82 44 97260 ou +351963083269.
Veja:
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2007/02/sociedade_acari.html