AS autoridades policiais do distrito de Nhamatanda, em Sofala, detiveram há dias três cidadãos indiciados de terem morto e posteriormente decepado os órgãos genitais de uma mulher identificada pelo nome de Xica António. Os malfeitores respondem pelos nomes de José Jofrisse, Plácido Pinho e Benedito da Cruz. Maputo, Quinta-Feira, 31 de Maio de 2007:: Notícias
O porta-voz da PRM em Sofala, Mateus Mazive, disse que José Jofrisse, marido da vítima, a confessou ter tirado a vida à sua esposam Plácido Pinho, tirado a vida à sua esposa, sob promessas de que iriam receber 14 mil meticais, supostamente prometidos por Benedito da Cruz .
“Jofrisse disse ter sido contactado pelo Plácido para procurar órgãos genitais de uma mulher e que em troca ganhariam 14 mil meticais. Por sua vez, Plácido Pinho teria recebido a proposta de Benedito da Cruz. Jofrisse confessou ter aceite eliminar a sua própria esposa”.
Já que o casal vivia em Púnguè, para evitar que os familiares se apercebessem deste plano criminal, rumou para o distrito de Nhamatanda, onde se consumou o homicídio.
O nosso interlocutor disse que após terem assassinado a vítima, o esposo foi à Polícia dizer que procurava a sua esposa que teria desaparecido há um dia. Só que as pessoas haviam visto o casal junto no dia anterior e denunciou às autoridades.
Depois de uma investigação, segundo contou Mazive, Jofrisse confessou que ele e Plácido levaram a mulher para a zona de Chiredzi, tendo como recurso uma faca eliminaram a vítima. Os dois encheram quatro frascos com o sangue e depois deceparam os órgãos genitais da malograda, ajuntou o porta-voz.
Entretanto, Plácido Pinho e Benedito da Cruz tentaram distanciar-se do crime, afirmando que nunca teriam conversado com o marido da vítima sobre nenhum assunto desta natureza. O trio encontra-se agora por detrás das grades.