Namíbia
Uma facção da SWAPO, liderada por Uutoni Nujoma, um dos filhos do primeiro presidente da Namíbia, pretende que “o velho” Sam Nujoma se recandidate a líder do partido. O facto está a criar serias cisões no seio da formação política no poder na Namíbia. A esmagadora maioria dos membros da SWAPO acredita que o actual chefe de Estado namibiano, Hifikepunuye Pohamba, deve assumir a chefia do partido.
Uutoni Nujoma, que é vice-ministro da Justiça, conta com o apoio do ministro das Terras, Jerry Ekandjo, e de três delegações regionais do partido. A facção conseguiu mobilizar as estação de rádio estatal para promover os seus interesses. Os debates organizados pela emissora oficial evidenciaram-se por um ataque cerrado movido contra a Imprensa Independente por esta se opor aos desígnios de Sam Nujoma, presentemente com 78 anos de idade.
Uma possível reeleição de Sam Nujoma no decurso do congresso anual da SWAPO, marcado para Novembro próximo, faria dele o candidato para as eleições presidenciais de 2009. Os cidadãos namibianos que preferem o afastamento de Nujoma da cena política nacional, refere a última edição do Mail & Guardian, questionaram os estreitos laços que o antigo chefe de Estado da Namíbia mantém com Maurice Templesman, negociante de diamantes norte-americano, que é considerado como o braço forte da CIA.
CANAL DE MOÇAMBIQUE - 23.05.2007