A formação de quadros qualificados e de reconhecimento nacional e internacional, é o comprometimento manifestado pela direcção da Universidade de Lúrio (Unilúrio), em Nampula, cuja abertura está prevista para o próximo mês.
Trata-se de mais uma instituição pública do ensino superior que vai abrir, nesta primeira fase, com a Faculdade de Ciências de Saúde, com cursos de licenciatura em medicina, farmácia e estomatologia.
Neste momento estão já inscritos 142 estudantes oriundos de todas as regiões do país, que deverão ser assistidos por um corpo docente constituído maioritariamente por moçambicanos. Dos estrangeiros destaca-se a presença de 20 professores cubanos e outros provenientes de outros países europeus que se ofereceram para colaborar na abertura desta universidade.
Jorge Ferrão, Reitor da Unilúrio, disse que a missão daquela instituição é de educar e formar uma nova geração de profissionais competentes, sobretudo aqueles que estão ligados às áreas das ciências naturais e exactas, com o comprometimento para o desenvolvimento local, nacional e regional.
A Unilúrio vai funcionar na antiga instalação do Hospital Psiquiátrico, onde para além das salas de aulas estarão montados outros serviços como biblioteca, centro de informática para auxiliar os estudantes nas pesquisas e uma residência universitária. Entretanto, está prevista para o próximo ano a construção de um campus universitário na zona de Marrere-expansão.
NOTÍCIAS - 22.05.2007