Ilha da Inhaca
– “Os estrangeiros brancos estão a ocupar as minhas terras”, régulo Evenice Nhaca
– “Aqui os espaços têm donos, são dos Hobjana, Inguanes”, administrador Eugénio Alaje
Por Paulo Mubalo (texto)
Reina um ambiente de mal-estar entre a liderança comunitária da ilha da Inhaca, um dos sete distritos municipais da cidade de Maputo, e a administração local, a julgar pelas informações prestadas ao SAVANA pelo régulo Evenice Nhaca.
O pomo da discórdia reside no facto de, segundo o régulo, os estrangeiros brancos estarem a erguer as suas casas e outros empreendimentos nas terras sob sua jurisdição, com o apadrinhamento da administração.
“As autoridades administrativas, apesar de estarem a desenvolver um bom trabalho visando o melhoramento das condições de vida dos residentes, não fazem absolutamente nada para impedir essa invasão, e muito menos me contactam”, afirma Evenice Nhaca.
Na opinião do régulo, esta situação poderá abrir um mau precedente e por isso não descarta a possibilidade de um dia aparecerem pessoas mal-intencionadas a habitar na zona.
“Isto significa que mesmo os bandidos podem vir para cá, e construírem empreendimentos ou praticarem qualquer tipo de desmandos, sem que eu tenha conhecimento disso.”
Por ser autoridade reconhecida por lei e de prestígio na zona, o régulo disse que se sente marginalizado. “Qual é afinal o meu papel?”, questiona.
Leia em:
Download ilha_da_inhaca_auroridade.doc