Os governos de Moçambique e do Zimbabué vão abolir os vistos de entrada de pessoas e bens entre os dois países dentro das "próximas semanas ou meses", anunciou hoje o Alto-comissário moçambicano na capital zimbabueana, Harare.
Segundo Vicente Veloso, os dois países já fizeram avanços significativos para a supressão de vistos, que vai ajudar a impulsionar o comércio de pessoas entre os Estados.
"Estamos satisfeitos por verificar que existe um avanço significativo para a abolição de vistos entre Zimbabué e Moçambique", disse.
Veloso apelou, por isso, aos empresários dos dois países para tirarem vantagens resultantes da abolição de vistos e penetrarem nos novos mercados existentes em Moçambique, porque esta medida vai facilitar o movimento livre de pessoas e serviços de ambos os lados da fronteira.
A propósito, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabué, Rueben Marumahoko, referiu que o acordo de supressão de vistos vai ajudar a reforçar os laços existentes entre os dois países, considerando também que a iniciativa irá assegurar o movimento livre de pessoas e promover a troca de bens e serviços.
Desde 2005, o governo moçambicano celebrou acordos de isenção de vistos com alguns países da região da África Austral, incluindo África do Sul e Suazilândia.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 27.06.2007