OS residentes das cidades da Beira e Quelimane, vão beneficiar de um serviço mais avançado de telecomunicações, com destaque para o de Internet Banda Larga, mercê da inauguração hoje de uma extensão de rede de fibra óptica que ligará as capitais das províncias de Sofala e Zambézia.
Maputo, Quinta-Feira, 5 de Julho de 2007:: Notícias
Orçado em 8,2 milhões de dólares norte-americanos, o projecto constitui uma importante etapa para o desenvolvimento e implementação da espinha dorsal da rede nacional das telecomunicações o que poderá permitir um aumento significativo na capacidade de interligação entre diversos pontos do país via fibra óptica.
A implementação deste projecto também vai permitir que o país deixe de depender de satélites reduzindo, deste modo, os custos de operações de comunicação e permitir a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Financiado pela empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM) em parceria com algumas instituições bancárias nacionais, a rede de fibra óptica, que entra hoje em funcionamento, vai permitir que aquela empresa passe a disponibilizar infra-estruturas de suporte para serviços como voz da rede fixa, Internet, transmissão da rede móvel, transporte de sinal de rádio e televisão, entre outros.
O processo de implementação da rede de fibra óptica nestas duas províncias iniciou no ano passado, 2006, com a instalação numa extensão total de mais 500 quilómetros de cabo permitindo a disponibilização de serviços de telecomunicações que vão beneficiar um conjunto de localidades entre Sofala e Zambézia.
Refira-se que o processo já se encontra numa fase bastante avançada e grande parte das províncias do país já foram abrangidas por esta linha e entre elas Tete e Manica, na região central, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, na zona norte, para além de Maputo, Gaza e Inhambane, na região sul.
O referido processo foi levado a cabo em fases em que a primeira abrangeu as províncias da região sul do país, e foi por meio de um cabo submarino de rede de fibra óptica a funcionar desde o ano de 2003. A segunda é a que hoje entra em funcionamento e posteriormente a está segue-se a expansão para a vizinha República da África do Sul, com a ligação por cabo entre Matola, Ressano Garcia e Komatiport, nomeadamente. Também decorre a quarta e última fase do projecto que ligará Quelimane, Mocuba, Nampula, Cuamba retornando a Mocuba e a finalização destes trabalhos está prevista para este ano.