- Jorge Rebelo, ex-secretário do trabalho ideológico da Frelimo
O Ex. Secretário do Trabalho ideológico do partido Frelimo, Jorge Rebelo, reagiu ontem às declarações do Ministro da Indústria e Comércio, António Fernando, segundo as quais, o processo de integração económica da região da SADC não constitui nenhum problema para o país em termos de vantagens comparativas mas sim um desafio.
Segundo Rebelo, “o processo de integração regional deve ser visto antes como um problema na medida em que temos que ter em conta a actual situação económica do país e equacionar as vantagens e desvantagens que a nossa integração poderá ter para o país, só depois é que temos que considerar os grandes desafios que vamos enfrentar”.
A título de exemplo, o nosso interlocutor mencionou o facto de que com a abolição dos direitos alfandegários nas trocas comerciais entre os países da região, “há uma grande perda de receitas que são muito importantes para o País”, facto que foi reconhecido pelo Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Rosário Fernandes, que argumentou que a solução para este mal está na capitalização de impostos internos como forma de alargar a base tributária.
Perante este posicionamento, Jorge Rebelo, questiona, “se 70 porcento da população economicamente activa e potencial contribuinte está no sector informal e não paga impostos, acho que primeiro temos que considerar o problema e depois pensar nos desafios”, frisou.
(Goodwin Mata) – MEDIA FAX – 20.07.2007