A SIC Notícias e a RTP África são os canais de conteúdos portugueses mais vistos na província de Luanda, onde a liderança absoluta cabe às emissoras do Estado e brasileiras, revelam dados da Marktest.
SIC Notícias e RTP África registam uma audiência de 11,9 por cento cada, respectivamente o nono e décimo canais mais vistos, logo seguidos da SIC e RTP, com 9,7 por cento e 9,5 por cento.
Bem à frente estão os dois canais públicos - TPA 1 e TPA 2, com audiências de 86 por cento e 75 por cento - e os dois canais brasileiros, O Globo e Record, na casa dos 20 por cento.
Seguem-se os Lusomundo, MTV, SuperSport e National Geographic/Discovery.
O estudo da Marktest Angola, com base em 5.000 entrevistas pessoais a maiores de 15 anos feitas entre Fevereiro e Maio deste ano, mostra ainda que a Rádio Luanda foi a mais ouvida, seguida da Escola, Ecclesia e Rádio 5.
Entre os jornais, o Jornal de Angola é líder, com uma audiência de 28,7 por cento, seguido do Jornal dos Desportos, 17,8 por cento, Folha 8 e Angolense.
O estudo abrangeu os municípios de Cazenga, Maianga, Ingombota, Samba, Viana, Cacuaco, Rangel, Kilamba Kiaxi e Sambizanga.
Em relação às revistas, as mais lidas são a Tveja, com uma audiência de 38,1 por cento, Caras (19,2 por cento), TV24, Figuras e Negócios e África Today.
A televisão é de longe o orgão de informação preferido - 91,9 por cento - batendo a rádio - 85 por cento - e os jornais - 50,5 por cento.
O estudo indica ainda que 12,3 por cento dos luandenses têm acesso à Internet e 18,4 por cento possuem conta no banco.
A amostra da Marktest inclui 29 por cento de entrevistados com baixos rendimentos, 38 por cento baixo a médio, 22 por cento médio e 12 por cento mais elevado.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 29.06.2007