O Banco de Moçambique concedeu uma autorização aos Correios de Moçambique para reabrirem os seus serviços de banca postal nas zonas ruraus, uma operação que é patrocinada pelo Banco Mundial, informou o jornal Notícias, de Maputo.
Durante o XXV Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações, a decorrer na Namaacha, junto à fronteira com a Suazilândia, o ministro António Munguambe disse que a reintrodução da banca postal, que irá estar a funcionar a curto prazo, pretende utilizar as infra-estruturas que existem em todo o país e que se encontram por aproveitar.
O ministro disse ainda que os Correios de Moçambique estão actualmente a levar à prática uma estratégia que visa a diversificação das suas actividades a fim de fazer com que cada balcão passe a gerar receitas suficientes para cobrir os custos, incluíndo salários.
Os Correios de Moçambique têm atravessado grandes dificuldades, mesmo para pagar salários, tendo recorrido a empréstimos bancários.
António Munguambe acrescentou saber que o processo de obtenção de fundos está muito avançado e que, após a autorização do banco central, a direcção dos Correios deverá estar a preparar tudo para pôr o banco postal em funcionamento.
O Conselho Coordenador está reunido para debater propostas e estratégias para sectores como portos e caminhos-de-ferro, marinha mercante, transporte rodoviário e aviação civil.
macauhub - 24.08.2007