A ASSOCIAÇÃO “AMOR”, liderada pela actriz-modelo internacional e Embaixadora de Boa Vontade, a moçambicana Tasha Vasconcelos, tem já assegurados mais de 500 mil dólares norte-americanos para a construção de um centro-orfanato no distrito de Muanza, em Sofala. Com capacidade de albergar 150 crianças órfãs e vulneráveis e deficientes físicas, a iniciativa, virada essencialmente para as artes e ofícios, vai arrancar entre Setembro e Outubro próximos com o lançamento do concurso público para a adjudicação da empreitada.
Maputo, Sábado, 25 de Agosto de 2007:: Notícias
De acordo com o director-geral daquela congregação, Joaquim Veríssimo, o Centro- Orfanato de Muanza funcionará numa área de 25 hectares cujo terreno foi já concedido pelas autoridades administrativas daquele distrito. Numa primeira fase, vão ser assistidos já no próximo ano cerca de 50 menores a serem previamente seleccionados pelos sectores de Educação e Cultura e da Mulher e Acção Social em cada um dos 13 distritos da província de Sofala.
Trata-se de uma acção que conta com o envolvimento de vários parceiros nacionais e estrangeiros entre os quais o gabinete da primeira dama do país, sendo que uma pequena de nome Osvalda acaba de ser identificada como a primeira beneficiária desta iniciativa. Esta menor apresenta-se com a perna esquerda amputada e contraiu uma deficiência visual na sequência da explosão de uma mina no interior daquele distrito.
Basicamente, pretende-se que o Orfanato de Muanza seja vocacionado na formação de crianças órfãs ou seropositivas vulneráveis em carpintaria, electricidade, corte e costura, conservação do meio ambiente, entre outros. Para o efeito, foram idealizadas parcerias entre a associação “AMOR” e a Fundação CARR ligadas ao projecto de recuperação do Parque Nacional da Gorongosa, para além de algumas congregações religiosas, como a Metodista Unida de Moçambique e a Save the Children.
Muanza foi um dos distritos da província de Sofala que sofreu duramente no último conflito armado no país. Hoje, passados cerca de 15 anos depois do fim da guerra, a região continua desprovida de infra-estruturas de referência, sendo que o projecto de construção do Centro Orfanato surge precisamente para colmatar esta lacuna.
Para medir o pulsar desta situação, a presidente daquela organização actualmente residente na França, Tasha Vasconcelos, visitou há dias o distrito de Muanza, tendo confraternizado e distribuído brinquedos a uma média de 300 crianças. O acto foi igualmente testemunhado por uma delegação de Mónaco, uma cidade francesa, que apoia a “AMOR” no nosso país.
Veríssimo defendeu que as bases estão lançadas em Muanza para que as crianças possam gozar do seu direito de aprender uma profissão, sobretudo as mais desfavorecidas.
A fonte referiu ainda que a sua associação vai articular com o Ministério de Educação e Cultura na elaboração dos conteúdos a serem ministrados.