UM total de 30 crianças encontram-se a beneficiar no Centro Cultural de Matalane (CCM), em Marracuene, província do Maputo, de uma formação em desenho e pintura, numa iniciativa que visa despertar nelas o interesse pelas artes plásticas.
As crianças são de duas escolas primárias daquele povoado de Marracuene. Seguem a formação artística em tempos livres, dirigindo-se ao CCM em dois turnos. Assim, os menores que frequentam a escola no período matinal dirijam-se ao centro à tarde e vice-versa.
As aulas são ministradas por Fernando Machiana, artista plástico moçambicano ligado à aquele centro, cujo patrono é o conceituado pintor Malangatana Valente Nguenha.
A iniciativa visa incitar crianças a desenvolverem, desde a tenra idade, o gosto pela pintura, desenho e outras manifestações das artes plásticas, de acordo com aquele professor que nos concedeu há dias uma entrevista à margem da visita do Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, a Matalane.
Machiana assegurou que os petizes demonstram muita vontade e gosto de aprender, pelo que as lições são assimiladas com facilidade. Contudo, não revelou os detalhes deste curso que iniciou em Abril, tais como a sua duração e os critérios de avaliação.
Na ocasião, Malangatana destacou que o CCM possui outros projectos com crianças das escolas locais, sendo que para além das que participam na pintura e desenho, existem outras ligadas ao canto.
Todas as actividades desenvolvidas com as crianças efectuam-se em horas que não comprometam o seu desempenho normal nas aulas leccionadas nas escolas oficiais, segundo Malangatana, explicando o funcionamento do centro ao ministro Massingue.
O governante visitou Matalane no quadro da sua deslocação à localidade de Nhongonhane, com vista a monitorar um projecto de melhoramento da agricultura desenhado pelo CCM e financiado pelo seu ministério naquela zona de Marracuene.
Maputo, Sexta-Feira, 31 de Agosto de 2007:: Notícias