Opinião
Por Zacarias Tsambe
Quando o macaco não consegue alcançar uma banana diz que ela está podre! Quando uma mulher se recusa a receber um determinado homem no seu leito de mulher; o tal homem diz que ela é feia, puta sem companheira igual no mundo.
O cidadão que analisa criticamente o funcionamento de uma instituição pública ou privada é da oposição, logo um alvo a abater!
O partido político que distribui capulanas, camisetes e bonés e faz promessas falsas é bom e garante do futuro melhor. E, aquele partido que propõe acções concretas para o desenvolvimento de uma sociedade é de tolos, bandidos e desestabilizadores e inimigos da pátria!
O polícia, que no exercício das suas funções não se deixa subornar, é malandro, indisciplinado e inimigo da
corporação… E, o seu colega que se deixa subornar, é um homem dedicado, comprometido e engajado no combate contra a pobreza absoluta.
O magistrado que dia a pós dia luta por levar à justiça aqueles que tiram a tranquilidade aos cidadãos, aquele que se apropria da coisa pública, procura esclarecimento dos crimes sem praticantes; não serve, é ingrato e cospe no prato onde come. Daí a sua exoneração!
O comerciante que adquire as suas mercadorias em circuitos legais é mau e fomentador do deixa-andar…
O funcionário público que cobra comissões aos cidadãos pela tramitação de um expediente é um grande combatente na guerra ora declarada contra a pobreza absoluta…
Os que dormem durante o dia e, para durante a noite, assaltarem pessoas, são empreendedores empenhados na acumulação de riqueza! E de que maneira….
O docente que vive esvaziando os bolsos dos alunos e respirando entre as coxas das alunas é educador exemplar e sem par na história actual da educação.
Aquele que procura pautar pelas normas de conduta que norteiam o exercício do magistério é cobarde, sacana e porcaria, isto é, pouco evoluído!
É assim: neste país para se ser boa pessoa é necessário agir contra todas as normas que regulam uma sociedade.
O magistrado tem de viciar processos ou mesmo fazê-los sumir. O polícia tem de complicar a vida dos cidadãos, extorquindo-lhes dinheiro e outros bens. O professor tem de vender notas trimestrais, semestrais, anuais até dos exames! É assim neste país!.
WAMOHULA FAX - 25.09.2007