Uma proposta de US$42 milhões para um projeto de quatro anos de biodiesel de Jatropha e diesel sintético foi apresentada ao Departamento de Energia dos EUA (DOE) pela Blue Sun Biodiesel, baseada em Denver. Esta proposta é uma resposta a um pedido do DOE para que empresas demonstrassem a viabilidade comercial de uma usina integrada de biocombustíveis utilizando matéria-prima não comestível.
Se subsidiado, o projeto será capitalizado com uma abordagem inovadora para utilizar matéria-prima de Jatropha cultivada no sul do Texas. A fazenda terá uma biorefinaria de última geração com um sistema de processamento termoquímico de biomassa avançado. O desenvolvimento completamente integrado gerará toda sua eletricidade e calor, produzindo biodiesel 100% renovável e combustível diesel sintético (syndiesel). A biorefinaria será auto-suficiente, consumirá zero de combustíveis fósseis, e será neutra em relação ao carbono. A Blue Sun trabalha conjuntamente com Global Clean Energy Holdings, Community Power Corporation, e o National Renewable Energy Laboratory of Golden Colorado nesta proposta de projeto.
A missão da Blue Sun é produzir o combustível de custo mais baixo com mais qualidade. O desenvolvimento de jatropha no Texas é consistente com plano estratégico imediato e a longo prazo da Blue Sun. “Desde seu começo, a Blue Sun enfocou em distribuir o biodiesel com as principais especificações da indústria. Embora a Jatropha precise de anos de desenvolvimento, o sucesso deste projeto ajudará a Blue Sun a garantir um fornecimento contínuo de matéria-prima que cumpre com nossos estritos requisitos de qualidade” disse o CEO da Blue Sun, Jeff Probst. “Nós esperamos que este projeto de quatro anos valide completamente o potencial para produzir mais de 200 milhões de galões de biodiesel de Jatropha e syndiesel por ano.”
Blue sun
biodieselbr - 24.09.2007