O I Congresso de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e Galiza (http://www.ealusofono.org e http://ealusofono.blogspot.com) terminou na 5ª feira, dia 27 de Setembro, em clima de grande animação.
Ao longo de quatro dias, Santiago de Compostela contou com especialistas galegos, brasileiros, angolanos, cabo-verdianos, guineenses, moçambicanos, santomenses, timorenses e portugueses, que apresentaram com profundidade a situação da educação ambiental nos seus países, debateram temas e identificaram formas de actuação conjunta. Foi um espaço de reflexão, de partilha e sobretudo de parceria.
A delegação santomense (pela Direcção-Geral do Ambiente, Arlindo de Carvalho e Lourenço Monteiro de Jesus; pela MARAPA, Jorge de Carvalho; e, pela Juventude, Leonel Vaz) presente no Congresso teve um papel de grande importância, tendo trabalhado em conjunto e evidenciando a articulação entre o “sector público/institucional” e as organizações da sociedade civil. O “Estado da Arte” da Educação Ambiental em STP foi apresentado com grande clareza, tendo sido um dos pontos altos do Congresso e a sessão emitida em directo e on line da Mesa de apresentação (STP e Guiné-Bissau) foi a que maior audiência recolheu.
Os temas abordados foram pertinentes e bem explorados pelos palestrantes no decurso das sessões destinadas aos Diálogos e às Mesas de Trabalho sobre o Estado da Arte da EA. As conclusões resultantes dos debates das Áreas de Trabalho foram apresentadas publicamente, podendo destacar-se que este evento permitiu abrir caminhos e criar novas oportunidades para uma colaboração mais regular e permanente entre os oito países da CPLP e a Galiza.
A organização está de parabéns, em particular o Prof. Carlos Vales do CEIDA (www.ceida.org), a Joana Amaral (Ministério do Ambiente do Brasil), o Xúlio Lopes (CEIDA) e restantes membros da equipa de coordenação e organização das múltiplas actividades que foram desenvolvidas.
Agora que o Congresso terminou, o que se pretende é que as sementes lançadas germinem. O II Congresso de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e Galiza terá lugar em 2009 em Cabo Verde, em local e data a definir.
No próximo ano, durante o mês de Julho e em data a definir, será realizado em São Tomé e Príncipe um Seminário Internacional, no âmbito das actividades da NEREA-Investiga (www.nerea-investiga.org). Este Seminário contará com a participação de especialistas oriundos de alguns dos países da CPLP e da Galiza.
Brigida Rocha Brito <[email protected]>