O banco BIC Portugal, de capitais maioritariamente angolanos, já recebeu autorização do Banco de Portugal para iniciar a actividade, disse terça-feira em Luanda à agência noticiosa portuguesa Lusa uma fonte ligada ao processo.
O novo banco, que será presidido pelo ex-ministro português Luís Mira Amaral, vai ter estrutura accionista idêntica à do banco BIC de Angola, que iniciou a actividade em Maio de 2005 e já se tornou uma das maiores instituições bancárias do país africano.
Os accionistas maioritários do BIC Portugal são o empresário português Américo Amorim, com 25 por cento, e a Sociedade de Participações Financeiras (SPF), da angolana Isabel dos Santos, filha do presidente do país José Eduardo dos Santos, que também terá 25 por cento.
Fernando Teles, presidente do BIC, terá uma participação de 20 por cento no BIC Portugal, que terá ainda como acionista de referência o empresário luso-brasileiro José Ruas, com 10 cento.
O restante capital será dividido por vários accionistas angolanos, cada um com uma participação de 5 por cento, encontrando-se nesse grupo Sebastião Lavrador, ex-dirigente do Banco Nacional de Angola. (macauhub) - 31.10.2007