As cidades de Alcobaça, em Portugal, e Beira, no centro de Moçambique, assinaram um acordo de geminação que prevê a ligação permanente entre ambas bem como o apoio na área das infra-estruturas e ambiente.
O acordo foi assinado pelo presidente do município da Beira, Daviz Simango, e pelo seu homólogo português, José Gonçalves Sapinho, que encabeça uma delegação de membros do executivo da Câmara de Alcobaça e de empresários que se deslocaram a Moçambique.
De acordo com José Vinagre, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Alcobaça, o convénio visa ainda abrir a possibilidade de intercâmbios em diversas áreas envolvendo munícipes das duas cidades.
Alcobaça está já geminada com as cidades de Cacuaco, em Angola, Alcobaça (Brasil) e Aubergenville (França).
No encontro entre as autoridades municipais das duas cidades foi ainda aventada a possibilidade de baptizar uma praça da Beira com o nome Alcobaça.
Além do acordo de geminação, a delegação do município português rubricou ainda um convénio de colaboração com a Ilha de Moçambique, no norte do país, assinado pelo presidente da autarquia local, Gulamo Mamudo.
"A Ilha de Moçambique é património mundial, nós também temos monumentos que são património mundial. Vamos começar a estudar a possibilidade de cooperação na área da cultura, desenvolvimento, entre outras", apontou o vereador.
Os municípios da Ilha de Moçambique e da Beira são governados pela RENAMO, principal partido da oposição em Moçambique, que ainda detém o município de Nacala.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 26.10.2007