Por Bayano Valy
De alguns tempos para cá, os media, tanto africanos como europeus, têm dedicado colunas nos jornais e minutos na rádio e televisão dissecando a polémica Mugabe vs. Brown, e quase nunca sobre a provável agenda que porventura irá ou iria focalizar as atenções da propalada Cimeira África-UE marcada para 8 e 9 de Dezembro de 2007, em Lisboa.
É preocupante que há quase dois meses da realização da cimeira ainda não se tenha uma agenda concreta na mesa — noutras circunstâncias já estaríamos a falar de um nado-morto.
Todavia, essas não são outras circunstâncias! É importante referir que esta cimeira vai atrasada sete anos e que temos o nosso antigo colonizador, Portugal, na presidência rotativa da União Europeia. Talvez até acrescentar à ementa o facto de o Presidente da Comissão Europeia ser um português, Durão Barroso.
A única e última cimeira teve lugar em 2000, na cidade egípcia de Cairo. Na altura Portugal também detinha a presidência rotativa da UE. Uma segunda ficou marcada para 2003, mas acabou sendo adiada devido aos mesmos motivos alegados agora: Mugabe.
Leia em:
Download cimeira_de_lisboa_um_nado_morto.doc