O GOVERNADOR de Cabo Delgado disse há dias que a reversão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, para o Estado moçambicano, dá a possibilidade de a província que dirige pensar mais alto em projectos da electrificação rural e outros que já existiam em carteira para a expansão da electricidade aos distritos.
Maputo, Quinta-Feira, 29 de Novembro de 2007:: Notícias
“Para além de se tratar de acto de soberania, o que é nosso estar nas nossas mãos, agora estamos em melhores condições e mais livres de decidir sobre o que queremos com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, em relação aos nossos projectos”, disse Machava.
O governante diz ter-se confrontado, na sua ainda curta governação de Cabo Delgado, com operadores a colocarem-lhe problemas resultantes da falta de energia eléctrica como a razão dos altos custos de produção que se registam em Cabo Delgado.
A província, já com a capital abastecida pela energia de Cahora Bassa, pretende estender a breve trecho para a cidade de Montepuez, a partir da subestação em construção na sede do posto administrativo de Metoro, local do qual partirá a linha que vai abastcer os distritos do norte, entre eles, Mocímboa da Praia e Mueda.