Bancos português e francês financiam operação
- anuncia presidente da República moçambicano, no Songo
* Paulo Muxanga é o novo PCA * “É o próprio projecto que vai ter de pagar a dívida” - ministro da Energia, Salvador Namburete
Está confirmado o que o Canal de Moçambique anunciou a 21 do corrente mês. A dívida foi paga e o moçambicano Paulo Muxanga é desde ontem o Presidente do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Cahora Bassa. O Estado Moçambicano passou a subscrever a maioria do capital social da empresa por aquisição de 67% dos 82% que o Estado Português detinha. Com os 18% que já detinha o Estado Moçambicano passa a ser o maior accionista com 85%. Portugal agora detém apenas 15% das acções do empreendimento do Songo.
O pagamento dos 700 milhões de USD remanescentes, em dívida desde Outubro do ano passado quando foram pagos pela própria HCB 250 milhões de USD dos 950 milhões acordados pelos 67% que Moçambique adquiriu a Portugal, ocorreu apenas ontem. A operação atrasou 30 horas. Já estavam todos os chefes de Estado convidados no Songo e ao meio dia de ontem ainda não havia «fumo branco» na mesa das negociações em Maputo.
Leia em:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=3007
NOTA:
Será que Paulo Muxanga já pagou?
Veja:
http://www.mol.co.mz/noticias/mediafax/2001/mf010613.html
http://www.mol.co.mz/noticias/mediafax/2001/mf010614.html
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE