A Principle Energy, uma empresa com sede no Reino Unido especializada em energias renováveis, pretende investir 250 milhões de dólares em Moçambique no cultivo de cana-de-açúcar para a produção de etanol, informou o jornal Notícias, de Maputo.
O jornal cita o director provincial de Agricultura de Manica, Dinis Lissave, para afirmar que o projecto a ser executado ao longo das bacias dos rios Lucite e Búzi, prevê criar mais de quatro mil postos de trabalho.
Para o arranque do empreendimento, Lissave revelou estar em curso o respectivo estudo de impacto ambiental que, quando concluído, será enviado ao Centro de Promoção de Investimento (CPI).
Dinis Lissave adiantou que a escolha do local para a implantação do projecto surge do facto de ter concluído que a zona reúne condições em termos de solos, água, clima favorável e disponibilidade de uma linha de transporte de energia eléctrica de Cahaora Bassa para accionar a indústria.
O projecto de Dombe segue-se a um outro de género recentemente aprovado pelo CPI desta feita para o distrito de Massingir, província de Gaza, o qual é avaliado em mais de 500 milhões de dólares.
(macauhub) - 27.11.2007